Do Pintor Christian Gaillard

Do Pintor Christian Gaillard
Do Pintor Christian Gaillard

terça-feira, 5 de junho de 2012

Paróquia da Azinhaga do Ribatejo

Paróquia da Azinhaga [Golegã]


Nível de descrição
Fundo

Código de referência
PT/ADSTR/PRQ/PGLG01

Datas de produção
1830 a 1897

Dimensão e suporte
0,98 ml. (90 liv.)

Extensões

90 Livros


Entidade detentora
Arquivo Distrital de Santarém

Produtor
Paróquia da Nossa Senhora da Conceição de Azinhaga. Golegã

História administrativa/biográfica/familiar
Concelho: Golegã

Freguesia: Azinhaga

Orago: Nossa Senhora da Conceição

Lugares: Mato de Miranda

Quintas: Broa, Choldra, D. Inês, El-rei, Lagareira, Meirinho, Melhorada, Miranda, São João e Teixeira

Ermidas: Nossa Senhora da Piedade, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São João, São José (Memórias Paroquiais); Capela de Santo António (Américo Costa)



Para Américo Costa a antiga freguesia de Santa Maria da Azinhaga era vigararia da apresentação do cabido da Sé de Lisboa, o que contraria as "Memórias Paroquiais" onde se refere como da apresentação do ordinário bem como a "Estatística Paroquial" de 1862 que refere Azinhaga como da apresentação do padroado real.

A freguesia de Azinhaga, bastante antiga, antes da fundação de Portugal terá sido conhecida por Santa Maria do Almonda. Nas "Memórias Paroquiais" de 1758 surge como freguesia designada por "Nossa Senhora da Piedade da Ponte de Almonda", documento que refere igualmente a existência de uma Misericórdia que teria funcionado como hospital.

O foral concedido por D. Sancho II será o documento mais antigo que se conhece desta freguesia o que reforça a sua antiga existência (inicios da nacionalidade).

Freguesia que pertenceu aos "termos de Santarém" até ser incluída no concelho de Golegã por decreto de 21 de Novembro de 1895.

Pertenceu à diocese de Lisboa até à criação da diocese de Santarém, em 1975, à qual pertence actualmente, e ao arciprestado de Entroncamento.